Sempre fui uma pessoa muito saudável. E por isso, claro, nunca liguei pra minha saúde.

Em 2016, saúde será a minha prioridade número um. Mais importante do que meu trabalho, mais importante do que minha carreira, mais importante do que meus hobbies, mais importante do que as outras pessoas.

Não me leve a mal: isso não significa que vou deixar todas as outras coisas de lado, mas se for para deixar algo de lado, não será a minha saúde. Não vou fazer planos e promessas de perder X quilos ou correr Y quilômetros até o fim do ano. Não vou me tornar vegetariano ou parar de beber. Mas vou cuidar de mim como nunca cuidei antes. Para isso, tomei algumas ações:

  • No trabalho, passo pelo menos metade do meu tempo de pé. Para isso, solicitei uma standing desk e ajustei a altura do teclado, mouse e dos monitores. Pela primeira vez na minha vida adulta não sinto mais dores nas costas diariamente.
  • A primeira coisa que faço assim que acordo é tomar um copo cheio de água. Essa também é a última coisa que faço antes de dormir. Na minha mesa de trabalho, tenho uma garrafa de dois litros de água que encho todos os dias assim que chego no escritório. A regra é que ela tem que estar vazia quando termino meu expediente.
  • O compromisso mais importante que tenho na minha agenda diária é a academia. Vou todos os dias de manhã, seja para correr, nadar ou puxar ferro. Caso eu perca a hora de acordar ou algo assim, eu tiro essas horas do meu trabalho (ou de qualquer outra atividade), menos da academia. Não vou ao trabalho sem antes ter ido para academia. Essa é uma regra.
  • Vou e volto todos os dias do trabalho de bicicleta.
  • Pelo menos uma vez por semana (geralmente no sábado), ando no mínimo 10 quilômetros. Na verdade, não paro pra contar, mas ando por pelo menos duas horas. As vezes bem mais que isso. É a forma que eu encontrei de ir treinando, aos poucos, para fazer o Caminho de Santiago em 2017.
  • Como frutas e/ou verduras em todas as refeições. Além disso, me policio (de verdade, sem trapaça) para comer menos alimentos processados, menos doces e beber menos. Tenho comido muitos alimentos naturais, orgânicos e crus. É impressionante como isso me deixa mais disposto, me deixa mais produtivo e menos disperso durante o dia e me faz dormir melhor à noite.
  • Durmo, no mínimo, 7 horas por noite.
  • Em casa, não uso o computador sem ser na mesa, devidamente sentado e com a postura correta. Também não uso mais o computador de fim de semana (a não ser que seja extremamente necessário). Além disso, se não estou fazendo uma atividade específica no celular (jogando, escrevendo no Day One, ouvindo podcast ou conversando ativamente com alguém) ele fica carregando no quarto (e sempre, sempre, sempre no modo Do Not Disturb).
  • Todos os dias paro para respirar (e nada mais) por 5 minutos. Esse talvez seja o item mais difícil dessa lista.

A lista é enorme e assusta. Em outros tempos, eu acharia impossível seguir todos esses pontos. Mas as coisas ficam um pouco mais fáceis quando isso é a prioridade da sua vida. E, pensando bem, deveria sempre ser.