Bruno Koga

Ambiente

Há algum tempo tenho tentado buscar o ambiente ideal de trabalho para mim.

Sou um procrastinador por natureza, adoro buscar bons motivos para não fazer nada. Além disso, tenho uma tendência a me entediar com rotinas. Trabalhar dentro de um escritório, 8 horas por dia é algo que nunca consegui fazer. Por outro lado, descobri que trabalhar de casa todos os dias não é uma tarefa fácil (pelo menos para mim). Não que eu não goste de trabalhar do escritório ou de trabalhar de casa. O problema é a mesmice.

Quando trabalhei na Movile, tive a chance de intercalar dias trabalhados no escritório e dias trabalhados em casa. Foi um grande avanço e me senti muito mais produtivo. Dois fatores, porém, fizeram com que essa minha nova “rotina” não desse muito certo:

Primeiro que os dias trabalhados em casa, apesar do bom ambiente de trabalho para mim, eram um problema a mais para todos os outros membros da minha equipe. Quando se trabalha remotamente, o time inteiro tem que entender isso e estar preparado para trabalhar dessa maneira. Ou seja, apesar dos meus dias em casa serem produtivos, a falta de comunicação e sincronia com o time muitas vezes levavam a trabalhos desnecessários ou inconsistente por causa de uma mudança repentina que não foi comunicada.

O segundo fator é que, embora os meus dias no escritório fossem “fora da rotina” para mim, eram dias “normais” para todas as outras pessoas. É fácil de ver quando uma pessoa (ou um time) está desmotivado pela mesmice da rotina e como isso interfere, novamente, em toda a interação com o resto do time.

Hoje em dia, trabalho 4 vezes por semana em um escritório (Escalada) e, às sextas, trabalho de outro escritório (eBuddy). Gosto muito mais do segundo escritório (os tetos são mais altos, as mesas e janelas são maiores, é mais perto da minha casa) mas o outro também é bom. Mas o que torna o dia-a-dia tão mais produtivo aqui é tudo que está ao redor.

Seja numa caminhada ao trabalho pela manhã ou num café as 4 da tarde. Seja no café da manhã em uma padaria ou no horário do almoço durante um passeio pelo mercado de rua. Existem centenas de lugares e ocasiões em que assuntos relacionados ao trabalho podem ser resolvidos que não sejam necessariamente dentro de um escritório. Esses ambientes diferentes é o que as empresas buscam ao decorar sala de reuniões com pufes, construir salas divertidas e mais confortáveis. Mas nada se compara a uma cidade inteira te propiciando tais ambientes.

Fazem 6 semanas que estou aqui e estou aproveitando cada dia, mesmo que seja cheio de trabalho. A falta de rotina me mantém motivado e me sinto produtivo e evoluindo profissionalmente. Sinto que estou aproveitando melhor o meu tempo e produzindo mais, pois não caí - ainda? - no tédio.

A grande maioria das pessoas que eu conheço tem a possibilidade de trabalhar remotamente ou de outros lugares que não o escritório por pelo menos algumas horas na semana. Se você é uma dessas pessoas, aconselho a tentar. Tem dado muito certo para mim, pode dar certo para você também.

PS - escrevi esse post num café as 9 da manhã de um sábado, onde temos um evento semanal de peer lab.