Bruno Koga

Modo Avião

Todo mundo já viu, observou e com certeza já reclamou de alguém que fica o tempo todo no celular. Quem nunca ficou olhando torto para aquele cara que sai pra almoçar e não solta o telefone nem para segurar o garfo? Quem nunca deu risada daquele grupo de amigas que vão para um bar juntas mas praticamente não conversam a noite inteira, cada uma entretida no seu celular?

Já fazem uns bons 10, 12 meses que eu uso o meu celular no modo do not disturb 100% do tempo. Fiz isso com a intenção de ser menos passivo em relação às centenas de notificações que recebo por dia (uns 95% disso devem ser mensagens de texto).

Comecei deixando o celular sempre no modo silencioso, desativando praticamente todas as notificações e deletando os apps que consumiam muito do meu tempo e não me traziam nenhum benefício (Facebook, Instagram, Whatsapp são os grandes vencedores). Com o tempo percebi que o modo silencioso não ajudava muito, já que o fato de o celular vibrar me chamava tanta a atenção quanto ele tocar. Resolvi deixá-lo no DND. Maravilha.

É curiosíssimo como passamos a ser dependentes de receber e ler notificações (e o pior: de ficar esperando por elas!). No Google I/O desse ano, foi falado que usuários de Android tiram o telefone do bolso cerca de - pasmem - 125 vezes por dia. Deixando o meu celular no DND fez com que eu prestasse mais atenção em como as pessoas perdem realmente muito tempo checando se existem notificações novas (que na grande maioria das vezes são totalmente dispensáveis).

O próximo passo para mim é não ficar constantemente conferindo se existem notificações e/ou mensagens novas. Como meu celular está sempre no DND, eu preciso ativamente checar se não recebi nada importante e isso faz com que, num almoço com amigos por exemplo, a cada 20 segundos de pausa na conversa ou a cada ida ao banheiro eu tire o celular do bolso para ver se tem algo novo. Geralmente não tem.

Essa semana comecei a deixar o celular no Airplane mode sempre que estou interagindo com pessoas. Seja um almoço, uma reunião, um bar com os amigos, o meu celular vai conseguir receber ligações e, principalmente, conectar na internet. Aconselho você a tentar fazer isso. Você não vai acreditar nos resultados.

Se quiser ler outro texto sobre esse assunto, recomendo o post Airplane Mode do Patrick Rhone, no minimalmac.com (em inglês).